Arquivo mensais:abril 2017

As férias acabaram

Espaço da Lena

As férias acabaram

  • Nelson Muniz Barretto
  • 30/abr/2017

Muito bom viajar com meu marido, ainda mais assim, empacotada em meio à bagagem ,como podem ver pela foto.

Desse jeito nem senti os tombos que levamos!

Foi muito especial ir à Frutillar e rever amigos tão queridos quanto Aníbal e Kristina. Chegar foi duro, muitos km no mesmo dia( uns 550km) e bastante frio. Depois o sol ajudou muito e a chuva só veio no dia de ir embora. Depois de horas viajando sem um café quentinho ( era o dia do Censo) com frio e chuva eu desisti e queria descer no meio da estrada e acabar com aquele momento úmido e congelante!

Foi um alívio chegar a um bom hotel em Chillan e poder comer no restaurante deles uma sopa deliciosa.  Aliás a comida em geral é sempre deliciosa, fica faltando apenas um pãozinho especial…era sempre igual. 

Chegar a Santiago foi ótimo pois estávamos num pequeno hotel simpático e com muitos restaurantes por perto. Moto na garagem e andando …ótimo pra variar!

A gente estava com bastante bagagem e depois de alguns tombos bobos sempre  parados ( ainda bem)  esse meu amor resolveu me despachar para casa com 14 quilos das suas malas…barraca, colchão e o tal fogareiro maldito foram alguns dos itens, além de outras bobagens de que desistiu. Agora já estou de volta e a despedida é sempre triste….

Agora estou em casa resolvendo a parte prática da vida que não pára. 

Já estou ansiosa para voltar e acho que não vou conseguir esperar tanto tempo até o final de julho..

Santiago do Chile

Países/Culturas

Santiago do Chile

  • Nelson Muniz Barretto
  • 28/abr/2017

De volta a Santiago passamos belos dias nessa maravilhas cidade..

Pensar que neste mesmo país  em outro 11 de setembro, em 1973  o exército tomou  o poder tendo à frente o general Pinochet  que deu ordem de bombardear o palácio de governo onde o presidente eleito, Salvador Allende, decidiu tirar a própria vida a entregar-se aos golpistas.

As ruas de hoje já liberadas, não mostram mais as sombras desses anos sangrentos.

Pensei nos ausentes e nos seus sonhos acabados mas pensei no presente e no quanto já foi construído depois daquele golpe nefasto.

Os golpistas foram julgados e condenados e muitos ainda estão presos pelos crimes de lesa humanidade que cometeram.

Desde a volta da democracia, diversos  governos de esquerda estiveram no poder e a direita apenas por um breve momento voltou a assumir a presidência pelo voto, para em seguida dar lugar novamente a um governo de esquerda.

Por outro lado vi uma cidade linda apesar de que bastante americanizada. Os centros comerciais são magníficos e os belos edifícios modernos estão por toda a parte.

Tirei poucas fotos  apesar do dia lindo e estou certo de que voltaremos a essa cidade.IMG_4353 IMG_4371 IMG_4331 IMG_4310 IMG_4288 IMG_4283 IMG_4270 IMG_4265 IMG_4314 IMG_4302 IMG_4277 IMG_4369 IMG_4281 IMG_4292 IMG_4271

Nem tudo que balança cai!

Imprevistos

Nem tudo que balança cai!

  • Nelson Muniz Barretto
  • 28/abr/2017

Nem tudo que balança cai!

Ainda bem pois não estaria aqui contando esta história.

Viña del Mar, Chile.

Assim que chegamos, no começo da noite, parei para perguntar a um senhor do carro ao lado, onde poderíamos encontrar um hotel ou pousada para passar a noite.

O moça que estava com ele disse que tinha ali mesmo um apartamento e que poderia alugar.

Meu anjo da guarda é bom mesmo pensei e lá fomos contentes para nosso apartamento em frente ao mar, no melhor ponto da cidade.

Essas surpresas é que tornam as viagens inesquecíveis mas haveria outra surpresa.

No dia seguinte depois do jantar fomos para o apartamento e Lena se queixou de dor nas costas.

Viajar de moto provoca esse tipo de problema e resolvi fazer  nela uma massagem. Ela se queixou de que a massagem estava muito forte e até a cama  estava tremendo. Em seguida não apenas a cama tremia.

O espelho balançava na parede e  também os quadros. As portas dos armários se abriram e algumas taças caíram. O espelho do banheiro foi ao chão.

Foi difícil ficar de pé mas rapidamente pusemos uma roupa e descemos pelas escadas os 14 andares.

Lá no saguão outros moradores esperavam notícias se deveríamos ou não deixar o local pois depois de tremores podem aparecer ondas enormes e essas podem ser fatais como as de 2010.  O epicentro havia sido na cidade  ao lado, Valparaiso e as notícias eram de um tremor de 5.9 na escala Richter.

Nem terremoto era, apenas um grande tremor de terra.

Voltar para o quarto subindo os 14 andares foi o pior.

Foi tudo tão rápido que nem peguei os documentos ou mesmo uma blusa para o frio

Descobrimos que estamos totalmente despreparados para situações desse tipo. 

Tivemos outro abalo sísmico de maior intensidade  em Santiago, mas apesar de maior, sentimos menos pois estávamos apenas no segundo andar.

Pode não ter sido um abalo forte mas o susto nos abalou.

O dia do censo no Chile.

Imprevistos

O dia do censo no Chile.

  • Nelson Muniz Barretto
  • 28/abr/2017

20170419_160241O dia do censo no Chile.

Pois resolveram fazer o recenseamento, muito importante para o país certamente.

Nesse dia saímos de Frutillar  pela manhã e na primeira parada para abastecimento descobrimos que os postos de gasolina estavam abertos, porém só as bombas de combustível funcionavam.

Nenhum cafezinho pelo caminho e pior, nenhum banheiro. Tivemos que pedir que nos deixassem usar o banheiro do escritório do posto. Depois de algum tempo a fome bateu forte e resolvemos parar e aquecer um daqueles pratos maravilhosos comprados na França , de comida liofilizada,

Desamarra mala, retira mala, abre outra mala e finalmente nosso fogareiro estava pronto para o uso, num quiosque de madeira feito por um vendedor à beira da estrada.

Era a primeira vez que usava o fogareiro, que funciona à gasolina. Abre válvula, fecha válvula, bomba um pouco, abre outra válvula, fósforo a mão e nada.

Devo ter esquecido alguma coisa. Leio o manual, pela décima vez e nada e quando já estava quase desistindo…

Fogo, que beleza!

Durou o suficiente para esquentar minhas esperanças mas não a comida.

Depois de duas horas de tentativas, a torcida, no caso a Lena já estava impaciente.

Sem problema e para isso existe o plano B.  Este era uma comida que se aquece com um combustível que em contato com a água produz calor. Abre mala, acha o pacote, abre o pacote, pegue água , põe no outro saquinho, acrescenta o saquinho e espera, espera e  nada.

Deve ser a data de validade , que não havia. Abre outro pacote de comida, repete tudo e nada.

Nessa hora a torcida, sim ela a Lena, estava furiosa. Jogamos tudo fora , cuidadosamente para não deixar lixo pelo caminho e quando a moto já estava pronta para sair a Lena diz. “Olha , o que é aquela fumacinha?” . Lá estava nosso pacote sem a comida produzindo calor.

Abre mala, pega rapidamente a comida, pegue água e finalmente acabou o calor .

Comemos assim mesmo, um  maravilhoso macarrão frio.

Lições tiradas do episódio.

Sempre se informe antes de viajar.

Teste sempre os componentes de viagem antes de colocar na mala.

Ter plano B pode não ser suficiente.

Reencontro

Reencontro

  • Nelson Muniz Barretto
  • 18/abr/2017

Estava muito ansiosa para rever meu amor.

Saída corrida e meio confusa.

Pela primeira vez levando tanta bagagem de mão…digo, “de  ombro” até o avião.

Pesada a tal da minha malinha minúscula!

Na verdade, coube mais do que eu esperava e com algumas modificações trouxe tudo que precisava.

Vou acabar aprendendo a viajar com pouca bagagem!

Foi uma emoção imensa estar com ele assim tão pertinho de novo! E ver que ele estava inteiro e sem nenhum arranhão!

Agora estamos viajando há 4 dias e ainda não conheci  Santiago pois fomos direto às Termas de Chillan. Foram quase 600 km e confesso que curti muito os primeiros 350km!  Depois disso os pés ficam dormentes…as mãos enrijecem de frio e a gente reza para chegar logo! No dia seguinte chegamos a Frutillar depois de mais uns 600km …nossa pareceu interminável esse pedaço …mas foi muito gostoso encontrar amigos queridos Kristina e Aníbal. Aqui passeamos bastante… tudo de carro ( que bom!!!) Vimos o vulcão Osorno, Saltos de Petrohue , Puerto Octay e Puerto Varas que é puro charme. Mas o mais bucólico e romântico é Frutillar!

Estou encantada com a beleza do Chile!

Agora já estou tomando fôlego para mais 1000km de volta e então teremos mais 2 dias de pura preguiça fazendo turismo e descansando em Valparaiso. 

Frutillar e arredores, Chile

Fotos

Frutillar e arredores, Chile

  • Nelson Muniz Barretto
  • 18/abr/2017
A Lena Chegou!

Diário de bordo

A Lena Chegou!

  • Nelson Muniz Barretto
  • 18/abr/2017

Finalmente a Lena chegou.
Estava ansioso depois de tê-la deixado em Florianópolis
Depois de tanto tempo quanta saudade. Crianças saiam da sala!
Se repararam no mapa verão que estamos em Frutillar, perto de Osorno ao sul, quando devo ir para o norte!
Não foi engano e sim uma decisão de visitar amigos ainda estivessem a quase 1000km de distância.
Valeu a pena pois são pessoas queridas e o lugar é maravilhoso.
Neste lado do Chile ocorreu uma imigração alemã quase 10 anos após a que ocorreu no Brasil e as casas guardam o estilo das construções alemãs e igualmente a comida.
Visitamos o vulcão Osorno com seus 2650m de altitude. Quando estive aqui há quase 4 anos havia tanta neblina que foi impossível vê-lo, mas hoje o dia estava especialmente lindo e pudemos observar de perto sua majestosidade.
Visitamos as quedas de Petrohue, Puerto Octay, Puerto Varas e acabados dando a volta no lago Llanquihue que é imenso e magnífico.
Amanhã um pouco de descanso, pois em seguida uma longa viagem nos espera rumo a Santiago, Viña del Mar, e Valparaiso. Tentaremos visitar a Isla Negra onde vivia o grande poeta Pablo Neruda.