Mais do que carne e osso , somos feitos de sonhos.

Diário de bordo

• Nelson Muniz Barretto
  • 24/maio/2017

IMG_4757Reserva Natural de Fauna Andina, Eduardo Avaroa.

Pela manhã saí de San Pedro de Atacama no Chile em direção à Bolívia.

O caminho que leva à fronteira é uma longa subida e muito bonito. O frio é intenso e piora quanto mais subimos.

Estou preparado, pensei e em outras situações em que tive que enfrentar a altitude meu corpo reagiu bem.

Finalmente conheceria esse lugar mágico que consumiu muitas horas de pesquisa e planejamento.

Por se tratar de região desértica o planejamento  foi cuidadoso. Troca dos pneus de “la Gordita” ( BMW1200 Adventure), com direito a verificação minuciosa de seu funcionamento. A bagagem também ganhou um carregador de bateria de emergência e alguns litros de água para o caso de eu ter que acampar.

Dessa vez testei o fogão antes da partida.

O controle de imigração à entrada do Parque é demorado e os guias locais acabam furando a fila apesar dos protestos dos outros visitantes. Tão logo entrei  na Bolívia descobri que a alfândega seria feita em outra cidade dentro da reserva aonde teria que passar para dar entrada da moto.

Finalmente começava a aventura tão desejada e ao mesmo tempo temida. Sempre me preocupei em fazer esse trecho sozinho pois um acidente nessas condições geralmente é fatal. Fiquei deslumbrado com a paisagem e logo avistei um lago magnífico que mais parecia uma pintura. O vento forte e o frio era incomodo e a estrada de cascalho solto era razoável.

Mais adiante um bando de vicunhas atravessou a estrada bem à minha frente.

E´lindo vê-las correr livres pelos campos. Sua cor se confunde com a paisagem e é preciso estar atento para não atropela-las.

Parei para tirar uma foto e por causa do frio nem as luvas tirei.

Aproveitei para descansar um pouco pois nessas estradas o melhor é conduzir a moto em pé e na altitude próxima a 5000 metros cansa muito

Mais adiante apenas poucos minutos da última foto, sofreria o acidente.

Ia pela estrada procurando seguir as marcas de carro pois o terreno é mais firme. Entre as marcas um monte de pedras soltas que no Brasil chamamos facão.

Não sei se foi o vento ou se perdi a trilha. O certo é que perdi por completo o controle da moto e percebi que o tombo seria inevitável pelo lado esquerdo. Essa é a última imagem que guardo na memória com relação ao acidente.

Creio que permaneci desmaiado por cerca de uma hora. Fazia uma força enorme para levantar-me e  a dor era muito forte na região do tórax. Respirar era difícil e pensei que seria por causa da altitude. Notei quando levantava alguns pés à minha volta e me dei conta que não estava sozinho.
Um grupo de franceses me socorreu e um deles era médico.

Levou-me à entrada do Parque e não os vi mais.

os guardas do parque disseram que não poderiam levar-me de volta ao Chile. Nesse momento Bolívia e Chile enfrentam graves problemas diplomáticos envolvendo as fronteiras.

Por sorte um senhor que por ali passava disse que me levaria se eu pagasse  a viagem. Juntou-se a nós um dos guardas do parque.

Deixamos o parque duas horas depois do acidente e fui levado de volta para San Pedro de Atacama na mais dolorida viagem de minha vida.

Meus pertences foram colocados no carro e ao chegar ao posto de saúde pedi que fossem ao hotel aonde havia ficado hospedado entregar minhas coisas.

Já estava na ambulância  que me levaria a Calama quando chegou Idiana a proprietária do hotel.

Tão logo soube do acidente correu ao posto de saúde.

Pegou na minha mão e disse. “ Vão levá-lo a um hospital público em Calama mas você tem que sair de lá pois senão você morre. Falarei com amigos que estarão esperando por você em Calama  e vão levá-lo a outro hospital, não se preocupe”.

Cheguei ao hospital lá pelas três  e meia da tarde e  logo chegaram os amigos de Idiana, Juan e Evelin que ao meu lado ficaram.

Enquanto estive no hospital  Dr.Carlos Cisternas tinha duas preocupações. Avisar em casa que estava bem antes que soubessem por terceiros e se assustassem e manter-me consciente o tempo todo.

Conseguiram uma ambulância e fui transferido para o Hospital del Cobre

Já passava das cinco quando fui finalmente atendido. Constataram inicialmente três costelas quebradas e uma hemorragia no pulmão.

Posteriormente mais duas costelas quebradas  e o rompimento do ligamento  acromioclavicular no ombro.

Foram dias de muita dor e solidão apesar do carinho de Juan e Evelin e das mensagens diárias de Idiana e de Alberto seu marido.

Lena recém operada não pode viajar até quinta feira quando finalmente chegou a Calama.

Fui tratado com atenção e carinho por todos da equipe médica o que em muito ajudou na minha recuperação.

Hoje, recebi alta e aguardo ansiosamente o momento de voltar ao Brasil e rever pessoas tão queridas.

Alguns ossos quebrados e a carne machucada não foram suficientes para abalar meus sonhos que continuam intactos.

Porém os  sonhos terão que esperar um pouco pois antes tenho que operar o ombro e novamente preparar meu corpo para as novas aventuras.

1. Primo, é muito bom saber que vc está bem e de volta ao seu blog! Todos estamos torcendo muito para sua recuperação!!! E os sonhos não deixaram de existir, só foram postergados um pouquinho! Em breve vc estará na estrada para segui-los novamente!! Um grande beijo,

2. Mais uma vez, e já foram tantas, mas tantas mesmo,fico muito orgulhoso de ter voce como meu grande amigo e irmão ! Lindo espírito !

3. Nelson Querido,

Estamos Felizes em saber de sua Indomável Disposição para Viver essa Aventura tão Desejada! Nunca imaginamos que pudesse ser diferente. 😉

‘No Soy lo que me ha passado.
    Soy lo que Decido Ser’
    Carl Jung

4. Emocionante! A vida é feita de emoções e vc sabe vive las como ninguém! É essa força que faz com que continue sonhando. ..estou com vc. Bjs 🙂

5. Grande Nelson. Fico feliz em receber notícias suas. Deus nos protege sempre é coloca anjos em nossas vidas. Postergar o sonho as vezes é necessário, mas desistir dele jamais. Abcs e ótima recuperação.

6. Estimo que tenha uma rápida recuperação e que a cirurgia seja um sucesso. E que continue sonhando. “É preciso sonhar, com a condição de que o nosso sonho esteja conectado à realidade. Sonhos, acredite neles”

7. Nelson, fico feliz em saber que você está bem e pronto para novas aventuras. Continuarei acompanhando sua jornada. Grande Abraço !